Rua Conselheiro Cotegipe, 933
(11) 2693-0539 / 2693-7991
Facebook: Paroquia São Carlos Borromeu

Familiar

“Familia Cristã, Igreja Doméstica”

O nascimento de Cristo no seio de uma familia não é obra do acaso, muito pelo contrário, Deus quis que seu filho viesse ao mundo dentro de um ambiente familiar para cumprir sua missão, mas também para deixar bem claro para nós que Deus é o autor do projeto “Família”. A família tem a marca de Deus, por isso, é um bem sagrado e, cabe a todos nós, compreender melhor a vida familiar e defender a sacralidade da família. A família é a primeira experiência de Igreja, de comunhão e de participação. É no ambiente familiar que se geram verdadeiros cristãos, que serão para a sociedade cidadãos e cidadãs promotores da vida e construtores de uma sociedade mais justa e em paz para os dias de hoje.

É na família que damos os primeiros passos na compreensão da vida, da fé e de Deus, e assim, é nela que nascem as vocações sacerdotais, religiosas, de vida consagrada e de vida matrimonial. Por isso podemos afirmar que a familia é santuário da vida, Igreja Doméstica e formadora de cristãos comprometidos com sua fé. Mas, vivemos um tempo marcado pelas mudanças nas idéias e nos valores por inúmeras contradições, por desigualdades de todas as espécies, por mudanças e transformações rápidas e implacáveis em nossa sociedade, gerando principalmente nos pais, perplexidade e desorientação. Por isso, precisamos hoje, mais do que nunca, especialmente no Brasil de famílias bem constituídas e bem orientadas. Precisamos recuperar o sentido da família, começando pela santidade do matrimônio-sacramento, que está na origem desta instituição.

E para que isto aconteça um dos pontos fundamentais é termos uma Pastoral Familiar bem organizada e atuante nos diversos setores diretamente ligados à familia. Ou seja, preparação para o Batismo, acolhida aos pais das crianças da Catequese, Catequese de Adultos, preparação para o Matrimônio e recém-casados, fortalecimento do encontro de casais ENCONTRAR e dos grupos daí originados, e também das famílias em situações especiais.

E isto já está sendo realizado em nossa comunidade com a ajuda de todos que participam das pastorais ligadas à Pastoral Familiar ou não. Finalmente fica aqui o nosso convite para a participação de todos nas Missas da Família, das quais as datas constam no calendário, e pedimos que indiquem casais para participar do ENCONTRAR. Que a Sagrada Família de Nazaré abençoe as nossas famílias, que ela fortaleça a Pastoral Familiar e que a graça de Deus Pai acompanhe a caminhada de cada grupo.

Casal coordenador: Cris e Giba
e-mail: crisgiba@terra.com.br